sábado, 11 de abril de 2009

SEXTA-FEIRA SANTA, SÁBADO DE ALELUIA E DOMINGO DE PÁSCOA


De acordo com o Cristianismo a sexta-feira é um dia de silêncio, abstinência e reflexão, para os que vivem o sofrimento, a crucificação e a morte de Jesus Cristo. Desde o início da manhã as igrejas realizam vigílias diante do Santíssimo Sacramento, que representa a presença viva de Cristo. Às 15 horas, momento em que Jesus teria expirado pela última vez ocorre a Celebração da Paixão do Senhor ou cerimonia de adoração à cruz. É o único dia do ano que não há missa. Não há ornamentos, as igrejas mais tradicionais retiram os santos e o celebrante usa roupa vermelha e na primeira parte da liturgia se prostra no chão, representando a entrega total de Jesus à morte.
Sábado de Aleluia os fiéis se preparam para a Ressurreição de Jesus, a missa da Vigília Pascal é celebrada à noite em cerimônia que celebra o Cristo como luz do mundo." - Jornal Diário da Região -de São José do Rio Preto
"A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência…
Ressuscitou! Não está mais entre os mortos! O amor de Deus, manifestado a nós na ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, alimenta a alegria e a esperança; ao mesmo tempo, faz-nos participar da edificação da sociedade, segundo os critérios da verdade, da justiça e da solidariedade. A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte e todos os males…
Jesus Cristo, que passou da morte para a vida, fortifique nossa esperança. O Deus da vida abençoe a todos." - www.cantodapaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário